terça-feira, 23 de agosto de 2016

5º Encontro Nacional dos Artilheiros de Costa 2016

   Mais uma vez, realizou-se nos dias 28 e 29 de Maio de 2016, o 5º Encontro Nacional dos Ex-Militares que serviram o Regimento de Artilharia de Costa, desta vez aberto aos amigos e aderentes da recém-criada ARTCOSTA - Associação dos Amigos da Artilharia de Costa Portuguesa.

   O Encontro manteve o espírito de continuar a desenvolver a camaradagem e amizade entre todas as gerações de ex-militares e amigos da Artilharia de Costa, a possibilitar um maior conhecimento do património histórico e cultural e a permitir uma maior visibilidade pública do património construído com vista à sua preservação e defesa.



   Realizou-se a, já tradicional, visita ao antigo Comando RAC em Oeiras,  para mais uma Cerimónia de Homenagem ao antigos Camaradas já falecidos e aos que não puderam estar presentes neste Encontro Nacional, conduzida pelo  Vice-Presidente para o Património Humano e Encontros da Artcosta, o Camarada António Arlindo.

   Esta Cerimónia contou com a presença dos Camaradas mais antigos e, também a presença do Vice-Presidente da Assembleia Geral da Artcosta,  Cor. José Paulo Berger, o Presidente da Direcção da Artcosta, Cor. Carlos Alpedrinha Pires, e também, tivemos a honra de receber o Tenente-General Figueiredo Valente, assim como o 1º Cabo José Fragoso, camaradas que foram incorporados no RAC em 1952. Pela primeira vez, contámos com a presença, no nosso Encontro, uma militar feminina, a Cabo-Adjunto Cláudia Machado. 



   Estiveram também presentes, os directores da Asociación Defensa y Memoria del Patrimonio Histórico-Militar Abandonado, Juan Álvaro Iglesias Iglesias, Pedro Pablo Vidal Lago e Francisco Alonso Toucido, uma associação galega que nos tem acompanhado desde o primeiro momento.



   Efectuou-se a  visita ao Reduto de Gomes Freire de Andrade, (NATO), em Oeiras, onde nos foi dado um briefing sobre a componente histórico-militar do mesmo.

Efectuou-se também, uma visita ao Forte do Alto do Duque.
(Local onde se encontra a “Margarida”, nome atribuído à única peça Krupps de 150mm, que abriu fogo real sobre objectivo militar em 1936).


Deixo algumas imagens do Encontro.



























































































Sem comentários:

Enviar um comentário